domingo, 29 de janeiro de 2012

Videomaker Freelancer - Quanto cobrar?


Quando você está aprimorando suas habilidades com vídeo, em algum momento, você é solicitado a fazer um trabalho freelance para alguém. Sabemos que a produção de vídeo é uma habilidade que tem valor, então quando for perguntado quanto você cobra, certamente vai querer estar pronto com um número. Com uma certa frequência, vejo videomakers novos que, por alguma razão, ficam ansiosos para trabalhar de graça, a fim de construir seu portfolio ou a sua "demo reel". NÃO FAÇA ISSO! A menos que seja um amigo ou da família, seu cliente potencial está certamente esperando seus serviços a algum custo.
Encontrei um site bem legal, o FreelanceSwitch.com, que montou uma calculadora para ajudar a fixar um valor para cobrar. Veja bem, esta calculadora é projetada para pessoas que estão pensando em fazer do trabalho freelance sua principal fonte de renda, mas, mesmo se você só está pensando em fazer um vídeo aqui e outro ali, vale a pena dar uma olhada, pois ela nos dá algumas lições. A principal delas é que você deve cobrar pelo seu equipamento. Cobrar pelo uso de sua câmera e ilha de edição, pode garantir uma boa ajuda no seu orçamento. Uma coisa que o FreelanceSwitch.com não leva em conta é aluguel de equipamentos. Se você está alugando sua câmera, luzes, etc, eu recomendo usar a calculadora para descobrir quanto cobrar sem o equipamento alugado, em seguida, montar uma ordem de serviço e acrescentar o valor por la.
Agora vamos supor que você não está alugando nenhum equipamento, você realmente ama fazer vídeo, e tem todo o tempo do mundo. Ainda assim, deve cobrar um valor razoável de qualquer maneira. Porque cada vez que faz um trabalho de graça, você se desvaloriza no mercado. Pense como o produtor que foi preterido porque o cliente tinha certeza de que poderia chegar alguém novo na área e fazer o trabalho gratuitamente. Você pode estar em sua posição algum dia. Esse tipo de coisa acontece o tempo todo com projetos de vídeo, design gráfico e arte.

Um comentário:

  1. Gostaria de indicar meu video, onde comento sobre como se calcula os valores para produções autorais:
    http://www.youtube.com/watch?v=w6T2lysmxl0&feature=plcp&list=PLbKQxer9T0Ie0IvRstcyDhPlQLUQNA4xE
    Grande abraço, Thais

    ResponderExcluir